O Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, nos seus 50 anos de existência, promoveu o I Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Direito da Seguridade Social, para discutir as Reformas normativas e da Constituição brasileira. Seletos juristas e professores debateram complexos temas, principalmente Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho, foco principal desta obra, que representa a 2ª linha de pesquisa do Mestrado da nobre Instituição brasileira de Ensino Superior.

Um grande e promissor convênio de pesquisa científico-jurídica foi assinado entre o UDF e a nossa Università degli Studi di Milano, tendo alguns trabalhos já iniciados entre docentes de ambas as Instituições. Renomados juristas italianos estão compromissados junto aos juristas brasileiros a produzir profundos estudos nesses assuntos.

E, nessa ótica consolidada, a obra traz quatro partes estruturadas, tendo como primeira as temáticas internacionais e seus autores estrangeiros, da qual tive a honra de participar, e, depois, artigos bem engendrados de Seguridade Social, de Meio Ambiente do Trabalho e dos Direitos Humanos Sociais do trabalhador.

A obra brasileira guarda notável pertinência com as polêmicas peculiares de seus temas centrais, dialogando com as Reformas da Previdência, do Trabalho e com questões locais e internacionais, demonstrando forte profusão e conexão com os estudos europeus, cuja integração é vital para a manutenção da harmonia de conquistas sociais, tendo a dignidade do ser humano como elance propulsor.

Trata-se de elevada produção científica da comunidade jurídica brasileira e de respeitados juristas internacionais.

Uma excelente leitura e pesquisa a todos!

Prof. Dr. Giuseppe Ludovico
Professor Doutor e Associado do Departamento do Direito do Trabalho e Previdência da Università degli di Milano.
Título de Professor Visitante do UDF. Pesquisador e autor de diversas obras jurídicas e artigos em italiano, inglês, espanhol e português. “Senior External Expert no programa de cooperação e Diálogos Setoriais (7a call) entre Brasil e União Europeia para a reforma do SAT”.

Comprar