Desde 17 de outubro de 2022 foi disponibilizado aos usuários do INSS o serviço de solicitação de cópia de Laudos Sociais existentes em benefício previdenciário e assistencial.

A solicitação deverá ser realizada por meio dos serviços de “Cópia de Processo”, pelo Meu INSS (meu.inss.gov.br), e “Cópia de Processo – Entidade Conveniada” pelo SAG Entidade (requerimento.inss.gov.br) ou pelo Portal do Atendimento (novorequerimento.inss.gov.br).

Na solicitação de cópia de processo com Laudo Social, realizada por procurador ou por entidade conveniada, será obrigatória a apresentação de procuração com consentimento expresso do titular do benefício para acesso ao Laudo Social. Caso contrário, o servidor responsável pela análise deverá emitir exigência solicitando a regularização do pedido.

Ao receber a solicitação de cópia de processo com Laudo Social, o servidor do INSS deverá criar a subtarefa “Cópia de Laudo Social” código – 16415, que será tratada pelo profissional de serviço social que anexará todos os Laudos Sociais referentes ao benefício informado.

Para acessar a Portaria na íntegra, clique aqui.