Para unificar todos os requerimentos por meio eletrônico, o INSS criou o Portal de Atendimento (PAT) para utilização dos servidores da autarquia, incorporando o Gerenciador de Tarefas – GET e o Sistema de Agendamento – SAG num só portal.

Porém, a partir de 11 de dezembro de 2023 o acesso das entidades conveniadas para requerimento de benefícios e serviços junto ao INSS também ocorrerá pelo PAT cujo acesso se dará no endereço eletrônico: http://atendimento.inss.gov.br. O endereço atual  utilizado para essa finalidade (http://novorequerimento.inss.gov.br) será redirecionado automaticamente para o novo endereço por um período de adaptação.

As Principais novidades do Portal de Atendimento são o agendamento simplificado, a tela de vínculos aprimorada e o preenchimento da autodeclaração para segurados especiais.

Agendamento simplificado – O PAT possibilitará o agendamento da avaliação social e perícia médica para o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência durante a solicitação do benefício, proporcionando maior conveniência aos usuários.

Tela de vínculos aprimorada – O sistema apresentará uma nova tela de vínculos para a inclusão, alteração ou exclusão de períodos trabalhados ou contribuídos, onde será informado, em cada período, a categoria do segurado ou tipo de atividade, bem como se o período de atividade foi exercido em condições especiais ou desempenhado como professor na educação infantil, ensino fundamental ou médio.

Autodeclaração – Será possível preencher a autodeclaração durante o pedido, com a possibilidade de validação automática de períodos trabalhados como segurado especial.

Não haverá necessidade de alteração nas permissões de acessos concedidos pelo sistema Gerid, bem como no prazo de validade para expiração. Já o uso do Certificado Digital com token A3 para acesso ao PAT pelas Entidades Conveniadas será regulamentado por ato próprio, com cronograma a partir de 2024.

Veja na íntegra a PORTARIA DTI/INSS Nº 105, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2023.

Com informações da Assessoria de Comunicação do INSS.

29/11/2023